Chamado para debate sobre eleição para representantes TAEs

11/10/2019

Convidamos todos os TAEs da UFSC para a realização de um debate coletivo sobre as representações da categoria junto aos órgãos deliberativos centrais e à Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-administrativos em Educação (CIS). O encontro será na terça-feira, 15 de outubro, das 13h às 14h, na Sala Harry Laus, no segundo piso da Biblioteca Universitária (BU).

A reunião é aberta e tem por objetivo a definição coletiva de princípios e pautas prioritárias reivindicadas pela categoria junto a seus representantes nas instâncias deliberativas centrais da Universidade. Participam das eleições, como candidatos e eleitores, todos os TAEs da UFSC, independente de filiação sindical.

Edital de convocação às eleições

Foi divulgado na manhã desta sexta-feira, 11 de outubro, o edital de convocação para eleição dos representantes dos técnico-administrativos em Educação (TAEs) junto ao Conselho Universitário (CUn), ao Conselho de Curadores e à CIS. As inscrições dos candidatos serão realizadas de 16 a 29 de outubro, das 14h às 17h30, na Secretaria-Geral dos Órgãos Deliberativos Centrais.

Órgãos Deliberativos Centrais e CIS

Os órgãos deliberativos centrais são responsáveis pela normatização, fiscalização e avaliação das políticas e orçamento de ensino, pesquisa, extensão e e gestão universitária, enquanto compete à CIS a supervisão da carreira TAE.

Quanto à composição, os órgãos deliberativos são colegiados paritários de representação das categorias da comunidade universitária - como servidores docentes, estudantes, comunidade externa e os TAEs - e a CIS é uma comissão composta unicamente por TAEs.

Os representantes da categoria são escolhidos em eleições com eleitores e candidatos TAEs com um mandato para sua atuação. Os representantes, portanto, devem se reportar à categoria e seguir determinados princípios previamente publicizados.

Como defensores da democracia desde a formulação das propostas até a atuação, acreditamos que o processo de formação das chapas deve ser realizado impreterivelmente em encontros abertos e públicos e este princípio motiva o convite público.

Confira abaixo um pouco mais sobre cada um dos órgãos com eleições abertas:

Conselho Universitário (CUn)

É o órgão máximo de deliberação e compete a ele definir as diretrizes da política de ensino, pesquisa, extensão e de gestão universitária, acompanhar sua execução e avaliar seus resultados.

Conselho de Curadores

É o responsável por avaliar e fiscalizar execução orçamentária da instituição (entre elas a prestação de contas).

Comissão Interna de Supervisão da Carreira (CIS)

Deve orientar a área de pessoal, bem como os TAEs, quanto ao plano de carreira; propor à Comissão Nacional de Supervisão as alterações necessárias e fiscalizar a elaboração e a execução do plano de desenvolvimento de pessoal da instituição e seus programas de capacitação, de avaliação e de dimensionamento das necessidades de pessoal e modelo de alocação de vagas. 

Confira o edital de convocação aqui